terça-feira, 25 de março de 2008

pré-modernismo: pensando o Brasil no início do século XX - Parte 1

* ATIVIDADE PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Pré-modernismo: de olho no Brasil

De 1894 a 1930, o Brasil viveu o período conhecido como República Velha, também chamada de República “Café-com-leite”, devido à alternância de políticos mineiros e paulistas no poder federal. À essa época, o país começa a querer entrar efetivamente na ordem do capital.
Com o fim da política escravagista, inicia-se grande imigração européia, sobretudo de italianos e de alemães, para compor o quadro de mão-de-obra; a região sul/sudeste conhece um grande surto de urbanização.
omo conseqüência, há um fortalecimento da classe média, composta de militares, profissionais liberais, funcionários públicos, além do surgimento de uma nova classe, a do proletariado. Com todo este quadro, o país se apercebe dos contrastes sócio-econômicos
das diferentes regiões e populações.
(Revolta de Canudos, representada no filme Deus e o Diabo
na terra do Sol)


O Brasil urbano industrializa-se, opondo-se ao Brasil rural; da mesma forma que a região sul/sudeste se distancia economicamente da nordestina.

Em vista de tais disparates, ocorrem revoltas por todo o Brasil, e no Nordeste, o cangaço torna-se forte; figuras no campo político-religioso, como o padre Cícero e Antonio Conselheiro, acabam por revelar a marginalização crescente daquela região que já fora a principal do país.


No campo literário, as três escolas anteriormente estudadas continuam a ter adeptos (realismo, parnasianismo e simbolismo). De qualquer modo, nas duas primeiras décadas do século XX, começa a formar-se uma nova consciência da realidade nacional, e os escritores, poetas, pintores procurarão representar em suas obras a realidade social brasileira após a instauração da República em 1889.
Entre os escritores pré-modernistas, destacaremos aqui Lima Barreto, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Na poesia, destacaremos Augusto dos Anjos.



(Da esquerda para a direita:
Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato)


















Atividades:
1. Explique, com suas palavras, quais foram as grandes mudanças sociais e econômicas do período conhecido como República Velha, e os problemas sociais que se mantiveram.
obs: sobre a República Velha, pesquisar em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Velha#A_base_da_Rep.C3.BAblica_Velha_-_O_Coronel

2. Faça uma pesquisa sobre a Revolta de Canudos e responda: por que os moradores do vilarejo de Canudos se rebelaram contra o governo?
obs: pesquise sobre a Revolta de Canudos nos sites:

http://www.historiadobrasil.net/guerracanudos/
www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-brasil-guerra-canudos.htm
http://www.suapesquisa.com/historia/guerradecanudos/




quarta-feira, 19 de março de 2008

ROMANTISMO: UMA ARTE DE IDEAIS E SONHOS - Parte 1

* ATIVIDADE PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO


E aí, pessoal do segundão?


Hoje vamos aprender um pouco mais sobre a estética romântica, ok? Compreender o que foi o Romantismo é mergulhar no pensamento e na história do homem ocidental que vivenciou o final do século XVIII até meados do século XIX e, para nossa surpresa, ao final dessa viagem, notaremos que muitas das canções de hoje, dos filmes e até mesmo as nossas idéias são herdeiras legítimas do romantismo. Quer ver?

Bom, então vamos lá! A seguir, proponho algumas atividades envolvendo a arte romântica:pintura, música e, claro, a literatura.

ATIVIDADE 1:

Abaixo, temos a tela famosíssima do francês Eugene Delacroix, pintada em 1830. Olhem atentamente para ela, buscando notas a expressão dos personagens, o que eles estão fazendo, as cores usadas, etc.

A liberdade guiando o povo (1830)

Agora que você já olhou a tela com bastante cuidado, responda:

a) Pela posição dos personagens retratados e pela maneira como olham para a mulher que carrega a bandeira, qual ideal e valor ela parece representar? Explique como podemos relacioná-la com a liberdade.

b) Agora, vamos pensar historicamente: que relação podemos estabelecer entre a tela de Delacroix e a Revolução Francesa de 1789? Não sabe? Então pesquise nos seguintes sites para responder:

http://www.suapesquisa.com/francesa/
http://paginas.terra.com.br/arte/mundoantigo/francesa/







LINGUAGEM DENOTATIVA E CONOTATIVA

* CONTEÚDO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Os textos que lemos, os programas que assistimos, as músicas que ouvimos e mesmo o que nós falamos, sempre estão ligados a dois tipos de linguagens: a denotativa e a conotativa.

Linguagem denotativa: é aquela linguagem que usamos quando escrevemos ou falamos as palavras em seu sentido comum, ou seja, aquele apresentado pelo dicionário.
Ex:



“Uma sociedade extremamente organizada, que não possui nenhum tipo de liderança. Parece impossível? Não no mundo das formigas. Pertencentes ao grupo de insetos sociais, elas vivem em colônias. Dentro do ninho, as tarefas são divididas entre as castas e cada uma cumpre seu papel.
A maioria das formigas em uma colônia é formada por fêmeas, reprodutoras (rainhas) e não reprodutoras (operárias). Essas últimas fazem o trabalho pesado: constroem o ninho, coletam comida e água, limpam, alimentam machos, larvas, e em alguns casos a rainha, e protegem o formigueiro. Em certas espécies, as soldados diferem-se das operárias comuns por terem partes do corpo maiores, principalmente cabeça e mandíbulas.”
(Juliana Tiraboschi, As poderosas da terra, Galileu, jan/2007)

Repare que nesse texto informativo, a linguagem empregada é denotativa, pois as palavras estão com seus sentidos habituais, comuns.

Veja:
Formigueiro: s.m. Toca feita e habitada pelas formigas. / Conjunto das formigas de um formigueiro.

Linguagem conotativa: é aquela linguagem que usamos quando escrevemos ou falamos as palavras em um sentido fora do comum.
Ex:

Eu vejo um avião no céu
Que vai pra onde você mora
Eu sinto a toda hora
Essa coceira, este calor
Eu acho que sentei
No formigueiro do amor
(Herbert Vianna)





Note que a palavra “formigueiro” não foi empregada em seu sentido comum. O autor procura estabelecer novas relações significativas com a palavra, a fim de expressar o que sente. Isso é linguagem conotativa, e também a base principal da escrita poética.
Contudo, a linguagem conotativa não é exclusiva da literatura. Ela é empregada também em conversas do dia-a-dia, anúncios publicitários, músicas, etc.
Basicamente, podemos dizer que a linguagem conotativa se vale de vários recursos para ocorrer. O mais importante deles é a metáfora.
Metáfora: é a mudança de sentido de uma palavra a partir do momento em que se estabelece uma relação com outra.

Ex:
Ana é uma rosa perfumada.
Aquele jogador é um touro.
Aquela menina me leva até às nuvens.
Um dia eu vou encontrar a luz no fim do túnel.
Ela me fuzilou com seu olhar

Veja agora como a metáfora também é usada nos anúncios publicitários:



Veja esse outro anúncio:




A metáfora também pode ser observada nessa letra de música de Raul Seixas:

O Trem Das 7

Ói, ói o trem, vem surgindo de trás das montanhas azuis, olha o trem
Ói, ói o trem, vem trazendo de longe as cinzas do velho Éon

Ói, já é vem, fumegando, apitando, chamando os que sabem do trem
Ói, é o trem, não precisa passagem nem mesmo bagagem no trem

Quem vai chorar, quem vai sorrir ?
Quem vai ficar, quem vai partir ?
Pois o trem está chegando, tá chegando na estação
É o trem das sete horas, é o último do sertão, do sertão (...)



Que trem é esse descrito na canção? Certamente não é um trem comum. Nota-se que o letrista procura relacionar o significado do trem com a passagem do tempo, com a própria morte. Por isso, a metáfora é utilizada, uma vez que se busca um novo sentido criado a partir de associações entre palavras. Predomina, portanto, a linguagem conotativa.

Atividade:

Para entendermos melhor como a linguagem conotativa é empregada na poesia, vamos ler e interpretar o poema abaixo, do poeta Mario Quintana:


INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA

A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!

Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida...


(Mario Quintana)

1. Mostre como a linguagem conotativa é empregada no poema, sobretudo a partir da metáfora “a vida é um incêndio”.



****
Por fim, podemos entender que o texto poético é um dos mais ricos e inventivos lugares da linguagem. Nele, o poeta tem a liberdade de recriar as palavras, dar significados novos a elas e, mais do que isso, estabelecer novas formas de se compreender o mundo que nos cerca e que também nos molda.


Convite


Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

Só que
bola, papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?


(José Paulo Paes)





Inauguração do Cultura pra Gente!!!

Os blogs têm oferecido um espaço fantástico para a veiculação e divulgação do que as pessoas têm a dizer. Só de pensar que, a cada dia, mais de 120 mil blogs são criados no mundo, podemos então compreender o que esse fenômeno tem revolucionado as práticas comunicativas e, assim, dado sua contribuição significativa para os novos paradigmas culturais que compõem o mundo de hoje.
Assim, os blogs tornaram-se um espaço público da intimidade. Paradoxal? Talvez. O fato é que hoje, qualquer pessoa pode tornar públicas suas idéias, suas aspirações e, como em um diário pessoal, pode fazer desse espaço virtual uma cotidiana teia de narrações sobre si mesmo e sobre o mundo do qual participa.

Meu nome é Volmir, sou professor mestre formado pela UFMS e leciono literatura e língua portuguesa para o ensino médio e superior. Apesar de minha rotina acelerada, decidi criar esse blog para relatar minha experiência diária como professor e acadêmico da pós-graduação. Assim, nesse blog o internauta encontrará meus depoimentos acerca de meu dia-dia como professor, as atividades desenvolvidas com os meus alunos, as minhas leituras literárias, filosóficas e gerais, assim como meus textos, seja meus poemas, meus contos ou meus ensaios sobre arte e cultura. Além do mais, esse blog servirá como divulgador dos textos e trabalhos de meus alunos.

Vamos em frente então!