segunda-feira, 7 de abril de 2008

Artigo de opinião: o olhar crítico sobre o mundo

*Atividade para o 3º Ano do Ensino Médio (Língua Portuguesa, 1º bimestre)


E aí pessoal do terceirão? Hoje vamos aprender a opinar sobre as coisas e, principalmente, a expressar nossa opinião por meio da palavra escrita.
Na verdade, o tempo todo estamos opinando, só que muitas vezes fazemos isso sem conhecimento suficiente do assunto, sem bons argumentos para sustentar nossas afirmações. No senso comum, por exemplo, várias vezes ouvimos pessoas dizendo "todo político é ladrão!" ou "para ser feliz, preciso estar bem comigo mesmo".
Mas será que dizer que "todo político é ladrão" corresponde à verdade? Quem diz isso tem conhecimento o suficiente para fazer uma afirmação dessas? É óbvio que não. Mesmo no Brasil, há políticos sérios, que pensam em um futuro melhor para a nação.
Do mesmo modo, dizer que, para ser feliz, deve-se estar bem consigo mesmo, não quer dizer muita coisa, já que sempre a nossa mente é muito complexa, e a nossa personalidade sofre mudanças o tempo todo.
Fazer críticas negativas a torto e a direito, sem conhecimento de causa, não é "ser crítico". É ser chato e incoerente. A pessoa crítica é aquela que, bem informada, procura discutir as questões, ouvir mais do que falar, para então ter uma opinião sustentada por bons argumentos e capaz convencer outras pessoas.

____________________________________________

Atividade 1:

Com base no texto lido, o que é "ser crítico" para você? Cite um exemplo de um ato que seja crítico.

____________________________________________

Atividade 2:

Leia a letra de música abaixo e responda:















Comida (Titãs)

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte.

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor...

A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade.

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte.

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer.

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor.

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...

Desejo, necessidade, vontade.

(Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto)

Agora, vá ao endereço: http://www.youtube.com/watch?v=KNqOwvffY08&feature=related

e assista o clipe da música, feito por um grupo de internautas.


Com base na letra e no videoclipe da canção, responda:

a)Qual é a crítica veiculada pela letra? Quais direitos o eu-lírico está reinvidicando?

b) Qual é a crítica veiculada pelo videoclipe? As imagens buscam transmitir qual mensagem?

c) A crítica da música é a mesma do videoclipe ou há diferenças? Explique.


___________________________________________

Atividade 3

a) Veja a charge abaixo:




Qual crítica é veiculada pela charge acima?

b) Veja a charge abaixo:








Olhe com atenção cada detalhe da charge e defina qual crítica está sendo feita ao governo de George W. Bush, presidente dos E.U.A.

____________________________________

Atividade 4:


Agora é com você:

Escreva um comentário crítico a partir de um dos cartazes abaixo:




Para escrevê-lo, leve em conta: 1. A quem o anúncio se dirige?2. Quem são os personagens do anúncio?3. Como o produto anunciado está representado? 4. Como o anúncio atinge o consumidor?

(mínimo de 7 linhas)








volmirandrajos@yahoo.com.br