segunda-feira, 19 de maio de 2008

PASSEANDO PELA IDADE MÉDIA

* ATIVIDADE PARA O 1º ANO DO E. M. (LITERATURA, 2º BIM)


E aí, pessoal! Continuando nossos estudos sobre o TROVADORISMO, vamos fazer uma breve recapitulação do filme Guinevere, a Rainha de Excalibur (1993) que assistimos nesse bimestre.
Lembrem-se de copiar as questões e de respondê-las no caderno, pois valerão 3 pontos na nota de participação, ok?

SINOPSE DO FILME:

Guinevere, quando era criança, foi enviada ao santuário da sacerdotisa Morgana L’Fei. Filha do rei de Camelot, Guinevere passa a viver no santuário para escapar das guerras. Lá ela conhece Lancelot e ambos se apaixonam um pelo outro. Morgana, sabendo que Guinevere seria a rainha de Camelot, procura controlá-la para alcançar seus ideais: destruir Arthur e tomar posse da Grã-Bretanha. Não aceitando os planos maquiavélicos de Morgana, Guinevere foge do santuário e, voltando para Camelot, vê seu pai morrer em batalha. Contudo, Arthur e seus cavaleiros chegam e salvam Camelot do domínio do malvado Malgwn. Por gratidão, Guinevere aceita Arthur em casamento. Após se unirem, Arthur verá que não é tão fácil governar e Guinevere terá que decidir se deve fazer o melhor para seu povo ou se deve seguir seu coração e entregar-se ao amor de Lancelot, que reaparece.

ATIVIDADES

1. De acordo com o filme, como Guinevere queria governar seu reino? Quais práticas antigas ela procurava extinguir?

2. Por que Guinevere, no final do filme, teve que renegar o seu amor por Lancelot?


O TROVADORISMO















3. Com base no texto do caderno, relacione o desenho acima com a pirâmide social da Idade Média, procurando explicar a posição cima/baixo dos personagens pelo seu papel social.


4. Abaixo temos uma tela representando o trovador medieval.



















Agora, vá ao site http://www.graudez.com.br/literatura/trovadorismo.html , leia o texto sobre o trovadorismo e responda:

a) Quais os tipos de cantigas que o trovador fazia na Idade Média? Defina cada uma delas.

b) Escolha uma das cantigas presentes no site acima e faça um comentário sobre ela (Do que ela fala? Quem parece ser o eu-lírico? Qual situação é descrita na cantiga?)