quarta-feira, 15 de outubro de 2008

BARROCO: o homem em conflito

(ATIVIDADE PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO)
Olá, alunos. Bom, nas nossas próximas aulas vamos aprender um pouco sobre a arte barroca, dando destaque para a literatura dessa época.

Pois bem, de início, devemos lembrar que no bimestre passado assistimos ao filme Lutero (2003), no qual pudemos compreender melhor o que deu origem à Reforma Protestante e o quanto a religião estava ligada a fins políticos.
Como vocês também já sabem, a partir da Reforma Protestante iniciou-se uma série de revoltas contra a Igreja Católica, desencadeando sangrentas guerras religiosas por toda a Europa, e levando o homem a questionar seus valores morais e sua forma de existir, já que a Igreja Católica não respondia mais a todas as questões.
Assim, do século XVI ao XVIII, a Europa vive em um clima de profundo questionamento e mudanças políticas. O homem europeu dessa época está dividido e confuso: ele não sabe se acredita no Deus da Igreja católica; não sabe se acredita nas verdades científicas; não sabe se deve aceitar outras crenças; a sua época está abalada por crises e guerras.
Assim, pode-se dizer que o homem europeu dessa época é um ser conturbado, confuso, uma vez que a sua época é também assim.



A Contra-reforma




Nesse período em que a Igreja havia perdido sua força e seu poder por conta da Reforma Protestante, surge o movimento de Contra-reforma.
Esse movimento foi feito pela própria Igreja católica para recuperar os fiéis perdidos pelas divisões religiosas. Seu principal objetivo era fortalecer os dogmas católicos e punir todos os que pregassem ou tivessem uma postura contrária aos ensinamentos católicos.
Para entender mais sobre a Contra-reforma, vá ao site:



site:http://www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/nova_pagina_109.htm







ATIVIDADES
1. Explique, com suas palavras, por que o homem europeu dos séculos XVI ao XVIII estava confuso.

2. Explique, com suas palavras, o que foi a contra-reforma e os tribunais de inquisição.

3. Explique qual o papel dos jesuítas no Brasil, relacionando-o com o movimento de contra-reforma.



_______________________________________________________

A ARTE BARROCA






De início, pode-se dizer que a arte barroca foi um importante instrumento da contra-reforma. Como os artistas (sobretudo os pintores) eram bancados, em boa parte, pelo clero católico, as obras desse período refletem justamente cenas religiosas em que se busca comover o espectador, seja por meio de representações horrorosas, sublimes e até mesmo violentas e chocantes.
A arte barroca é exagerada.
As igrejas barrocas exibem um exagero de vitrais, de formas, de pedras preciosas, uma vez que se busca convencer o espectador a permanecer ou retornar ao cristianismo. Do mesmo modo, as telas exibem um exagero de cores em contraste, expressões e movimentos, sempre destacando cenas religiosas que comovam. Podemos ver isso nas telas do pintor Caravaggio:

(1. crucificação de São Pedro)

























São notáveis também, as obras do pintor espanhol Francisco Goya que, como nenhum outro, soube pintar todo o sofrimento e a angústia intelectual de sua época, assim como o horror das guerras religiosas:
(1. caprichos; 2. Saturno devorando um filho)























ATIVIDADES


1. Em sua opinião, que efeito essas telas causavam em quem as contemplava? Qual foi a sua reação diante delas?







2. Faça uma pesquisa sobre "saturno", deus da mitologia romana, e explique a cena retratada por Goya.


PARA AS PRÓXIMAS AULAS...


Bom, para entendermos melhor a época da arte barroca, temos que compreender o movimento de Contra-reforma e, dentre os vários filmes que ilustram muito bem esse contexto, selecionei o filme Sombras de Goya (2006), que faz uma bela reconstituição da vida e da arte desse importante pintor do barroco espanhol.


Além do mais, continuaremos em sala estudando as obras de Gregório de Matos, o nosso querido "Boca do inferno" e de Padre Antonio Vieira.

E bola pra frente!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Vokmir, Muito legal seu blog, parabéns! Estou trabalhando este conteúdo com os 1os anos e com a primeira etapa da EJA. O filme é muito bom e retrata muito bem a Contra Reforma.
Prof. Antonio