terça-feira, 25 de março de 2008

pré-modernismo: pensando o Brasil no início do século XX - Parte 1

* ATIVIDADE PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Pré-modernismo: de olho no Brasil

De 1894 a 1930, o Brasil viveu o período conhecido como República Velha, também chamada de República “Café-com-leite”, devido à alternância de políticos mineiros e paulistas no poder federal. À essa época, o país começa a querer entrar efetivamente na ordem do capital.
Com o fim da política escravagista, inicia-se grande imigração européia, sobretudo de italianos e de alemães, para compor o quadro de mão-de-obra; a região sul/sudeste conhece um grande surto de urbanização.
omo conseqüência, há um fortalecimento da classe média, composta de militares, profissionais liberais, funcionários públicos, além do surgimento de uma nova classe, a do proletariado. Com todo este quadro, o país se apercebe dos contrastes sócio-econômicos
das diferentes regiões e populações.
(Revolta de Canudos, representada no filme Deus e o Diabo
na terra do Sol)


O Brasil urbano industrializa-se, opondo-se ao Brasil rural; da mesma forma que a região sul/sudeste se distancia economicamente da nordestina.

Em vista de tais disparates, ocorrem revoltas por todo o Brasil, e no Nordeste, o cangaço torna-se forte; figuras no campo político-religioso, como o padre Cícero e Antonio Conselheiro, acabam por revelar a marginalização crescente daquela região que já fora a principal do país.


No campo literário, as três escolas anteriormente estudadas continuam a ter adeptos (realismo, parnasianismo e simbolismo). De qualquer modo, nas duas primeiras décadas do século XX, começa a formar-se uma nova consciência da realidade nacional, e os escritores, poetas, pintores procurarão representar em suas obras a realidade social brasileira após a instauração da República em 1889.
Entre os escritores pré-modernistas, destacaremos aqui Lima Barreto, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Na poesia, destacaremos Augusto dos Anjos.



(Da esquerda para a direita:
Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato)


















Atividades:
1. Explique, com suas palavras, quais foram as grandes mudanças sociais e econômicas do período conhecido como República Velha, e os problemas sociais que se mantiveram.
obs: sobre a República Velha, pesquisar em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Velha#A_base_da_Rep.C3.BAblica_Velha_-_O_Coronel

2. Faça uma pesquisa sobre a Revolta de Canudos e responda: por que os moradores do vilarejo de Canudos se rebelaram contra o governo?
obs: pesquise sobre a Revolta de Canudos nos sites:

http://www.historiadobrasil.net/guerracanudos/
www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-brasil-guerra-canudos.htm
http://www.suapesquisa.com/historia/guerradecanudos/




Nenhum comentário: